quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Receitas Light: Ousando no Tempero das Aves


"Se não sois capaz de um pouco de feitiçaria, não vale a pena meter-vos a cozinheiro."

Como argumento de que o sabor não se perde com uma alimentação mais equilibrada, resolvi usar de inspiração o encantador trecho do filme "Como Água para Chocolate" e selecionar duas receitas light - a codorna para os mais ousados, a sopa de frango para os mais tradicionais - para este Final de Semana, onde a magia fica por conta dos temperos.

.
Ingredientes: 
4 codornas partidas em 4 pedaços
1 cebola média picada
1 ovo médio
1 clara média
1 xícara (chá) de creme de leite light
1 colher (sopa) de margarina light
200 g de morangos limpos
3 pimentas-malaguetas em conserva
2 colheres (sopa) de adoçante dietético em pó (forno e fogão)
Sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto

Preparação:
Coloque numa panela as codornas, a cebola, o sal e 2 litros de água (o suficiente para cobrir as codornas, mas não deve ter muito líquido). Tampe a panela, leve ao fogo e cozinhe por 50 minutos, ou até as codornas ficarem macias. Retire do fogo, tire as codornas e reserve 250 ml do caldo de cozimento. Desosse as codornas e coloque a carne no processador com o ovo, a clara, o creme de leite, o sal e a pimenta-do-reino. Bata até obter um creme e distribua em 8 fôrmas, com capacidade para 100 ml cada uma, untadas com a margarina. Disponha as fôrmas numa assadeira com água, leve ao fogo e deixe cozinhar por 25 minutos, ou até o creme ficar firme. Retire do fogo e do banho-maria e deixe amornar. Bata os morangos no liquidificador com o caldo de cozimento reservado, a pimenta e o adoçante. Despeje numa panela, leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos, ou até encorpar. Desenforme os enformados em pratos e sirva com o molho de morango. Decore com cebolinha francesa, morango e pimenta-do-reino. 

Rendimento: 8 porções



Ingredientes: 
4 xícaras (chá) de água fervente
500g de frango cozido desfiado
2 cenouras grandes cortadas em rodelas finas
2 cebolas médias
2 dentes de alho
1 talo de alho-poró picado
1/2 talo de aipo picado
1 folha de louro
1 pitada de noz-moscada
1 cebolinha e salsa picadas
1 colher(chá) de óleo de canola, girassol ou milho
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparação: 
Cozinhe por 30 minutos as cenouras, o alho-poró, o aipo, o louro e uma cebola picada. Em outra panela, refogue no óleo a outra ce bola, ralada, com os dentes de alho picados e o frango desfiado para dourar levemente. junte esse refogado à sopa para cozinhar nos últimos 5 minutos. Acrescente a noz-moscada, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Salsa e cebolinha picadas devem ser adi cionadas só no final, sobre a sopa pronta. 

Rendimento: 4 porções

9 comentários:

Anderson disse...

HUm
parece ser delicioso

Théo Borges disse...

=O
to chocado aqui.. hdusahda
um blog de culinária.. oh gosh man.. hehe
mtoo diferentee.
mas gostei da receita da sopa de frango, acho q comeria de booa, hehehe
bjao

Unknown disse...

Théo Borges:

Na verdade é um blog para acompanhar minha dieta... As receitas são ótimas...mas, não são minhas, as fontes estão linkadas!

;D

arash gitzcam disse...

me parece q são dois bons pratos...

Lucas Adonai disse...

Poxa, parece ser muito legal!
Muito boa essa sua dieta ;D

Ganhe em euros disse...

bastante interessante.
Parabêns pelo post

www.nandokon.blogspot.com

Daiane cristina disse...

gostei muito das receitas...
você já fez alguma delas?

J. BRUNO disse...

Gostei da ideia de relacionar a dieta aos filmes karla! Lhe desejo sucesso! Ah, posso lhe dar uma dica, tente fazer com que a questão do bem estar e da saúde (e não a estética) sejam os norteadores de sua dieta... Eu tenho um grande problema que é o sedentarismo, mas de um tempo pra cá, estou tentando me reeducar no tocante à alimentação, apesar de eu não comer carne há mais de 5 anos, eu sempre apuso de doces e outras guloseimas...
O alarme disparou quando minha pressão começou a subir nos momentos de estresse (sempre ele), dai percebi que já era hora... Eu que era fumante de fim de semana parei, diminui os doces, cheguei a começar fazer academia, mas a falta de tempo me fez parar, mas ainda pretendo voltar... Volto am lhe dizer, não deixe que a estética seja a sua motivação, pois, com todo respeito, você já está maravilhosa!

Unknown disse...

muito criativo seu blog, gostei da receita! me visite , sigo todos que me segue!http://anavidadeestilista.blogspot.com/